Leitores Online

domingo, 26 de setembro de 2010

É tempo de reedificar os muros

Ne 1; 2.1-8

Quando falamos em reedificar, logo lembramos de construir algo que se quebrou ou que esta com alguma brecha.

Ao lermos o livro de Neemias podemos ver que os muros de Jerusalém precisavam ser reedificados, precisavam ser fechadas algumas brechas que havia nele, mas não eram somente os muros de Jerusalém que precisavam ser reedificados, mas também a vida das pessoas que habitavam naquela cidade, o povo de Deus. Então Deus levanta um homem de atitude, de visão e de oração, Deus levanta Neemias para reedificar os muros de Jerusalém.

Em nossas vidas não é diferente precisamos reedificar as nossas vidas, fechar as brechas que nos afastam da presença de Deus, voltar as nossas raízes, quantas vezes meus amados deixamos de confiar em Deus, de acreditar nas promessas que Deus nos vez. Neemias acreditava nos sonhos que Deus tinha com aquele povo, por isso não abaixou a sua cabeça quando ficou sabendo da situação que Jerusalém estava vivendo, muito pelo contrario ele tomou algumas atitudes que mudariam aquela situação:

1- Neemias reconheceu a situação que Jerusalém estava passando e se colocou a jejuar e a orar. (Ne 1.4)

Neemias reconheceu que aquela cidade precisava urgentemente de uma reconstrução, pois sem isso o povo de Deus estaria vulnerável aos ataques do inimigo, mas antes de tomar qualquer decisão ele jejuou e orou ao Senhor, ele reconheceu que sem Deus ele não poderia fazer nada. E enquanto nós? O que temos feito quando nos deparamos com os problemas, com as lutas que enfrentamos, com as noticias que muitas vezes parecem ser contrarias ao esperado? Meus amados quantos de nós temos deixado Deus de lado, vamos à igreja sim, cantamos, tocamos até mesmo pregamos, mas quantos de nós temos ido para nossas igrejas e não temos mais contemplado o Senhor, Deus quer abrir os nossos olhos, Ele quer nos mostrar quais são as brechas, quais são os muros que precisam ser reedificados, temos que como Neemias reconhecer que sem Deus nós não somos nada, se nós queremos voltar a sentir e a contemplar o Senhor temos que jejuar e orar, parar de abaixar a cabeça pra toda e qualquer barreira que encontramos no nosso caminho.

2- Neemias reconheceu que Deus podia mudar toda e qualquer situação.

(Ne 1.5)

Neemias aqui demonstra toda a sua confiança em Deus, pois ele estava passando por um momento muito difícil, como lemos ele ate chorou, mas ele começa a sua oração adorando a Deus reconhecendo que Deus poderia mudar todo aquele quadro que as pessoas haviam relatado a ele. Ai paramos e olhamos novamente para nós e vemos o quanto somos egoísta com Deus, as vezes chagamos diante de Deus e só pedimos, até parece que estamos em um supermercado, falamos eu preciso disso, disso, disso e mais isso, e esquecemos de reconhecer o soberania de Deus, começamos as nossas orações já pedindo, não estou dizendo que não podemos pedir nada para Deus, mais sim que devemos saber com quem nós estamos falando, meus queridos estamos diante do nosso pai, aquele que entregou o seu único filho para nos salvar, aquele que nos ama sem pedir nada em troca, se queremos ser reedificados, transformados por Deus, devemos começar a tratar a Deus como gostaríamos de ser tratados. Deus não mudou, o mesmo Deus que deu forças para Neemias colocar aqueles muros de pé novamente também te dá forças para se colocar de pé em sua presença. Não deixe com que as brechas que tem te afastado de Deus aumente a cada dia, chegue diante de Deus reconheça que Ele pode mudar o quadro que você esta vivendo, pois Deus é poderoso para fazer muito mais do que pedimos ou pensamos.

3- Neemias teve atitude (Ne 2.5-8)

Neemias não teve medo do que os outros poderiam falar, muito pelo contrario ele foi um homem de atitude, ele precisava de algumas coisas para reedificar aqueles muros e foi até a pessoa certa, ele pediu cartas de referencia para que as pessoas não o barrassem no seu caminho e pediu outra carta para que dessem madeiras para ele, pois para reedificar os muros e fechar as brechas ele precisaria de alguma coisa forte, pois imagine se ele fosse fechar aquelas brechas com um saco plástico ou um pano, logo que tivesse o primeiro vento tiraria tudo do lugar novamente, ou se houvesse uma guerra os inimigos poderiam entrar facilmente por aquelas brechas, mas Neemias foi um homem de atitude ele antes de chegar ao rei para pedir algo ele já havia falado com o Rei dos reis que é o nosso Senhor, e tudo quanto ele pediu lhe foi concedido. Quantas vezes tentamos fechar as brechas, reedificar as nossas vidas da nossa própria maneira, ai quando vem aquele vento mais forte desabamos e muitos não encontram mais forças para continuar, tome uma atitude neste momento, não espere mais, pois se deixar para depois pode ser tarde demais, deixe Deus reedificar a sua vida, Neemias precisou de algumas cartas e madeiras para reedificar os muros de Jerusalém e nós precisamos da presença do Senhor para reedificar as nossas vidas.

No livro de eclesiastes capitulo 3 versículo 1 nos diz que tudo tem o seu tempo determinado e há tempo para todo o propósito debaixo do céu . E Deus nos diz neste momento que é tempo de reedificar os muros, é tempo de voltarmos a Ele, é tempo de concertarmos as nossas vidas diante Dele. Então jejue, ore, reconheça que Deus pode mudar a sua situação, adore-o e tome uma atitude, não deixe com que o inimigo diga que não tem mais jeito, por que o que parece impossível Deus torna possível, Deus não te criou e não te escolheu para andar de cabeça baixa, Ele te fez mais do que vencedor, creia!!!



Por: Lidiane da Silva Ferreira / Igreja Evangélica Avivamento Bíblico

Nenhum comentário: