Leitores Online

domingo, 10 de janeiro de 2016

História da Primeira Igreja Batista


Nossa história...
A Primeira Igreja Batista de Vitória teve origem em um pequeno grupo de irmãos provenientes da Primeira Igreja Batista de Moreno que se reuniam sistematicamente no Engenho Barra e Gameleira. Por motivos ignorados esses irmãos se transferiram para a cidade de Vitória e começaram a reunir-se em uma casa na Rua DrºJosé Augusto. Com o crescimento o grupo passou a reunir-se em uma casa mais cômoda na Rua do Meio. Daquele local o grupo já com 25 pessoas se transferiu para a então Rua Alexandre Luna nº 23, onde em 06 de janeiro de 1918 foi organizado em igreja. Posteriormente a novel igreja se transferiu para a Rua da Águia na expectativa de adquirir o local, onde com muito sacrifício construiu seu modesto templo na Rua João Fernandes Vieira, onde está hoje a casa pastoral. Naquele endereço, a igreja se congregou até o dia 20 de março de 1976, quando foi inaugurado o atual templo com apenas o santuário e algumas salas no térreo. Hoje, pela provisão do Senhor, estamos com o templo concluído, faltando apenas a torre, contando com o Prédio de Educação Religiosa com 10 salas, um confortável salão de eventos para 150 pessoas todos climatizados, amplo gabinete pastoral, que também funciona como sala de reuniões, cinco salas no térreo com área para os grandes eventos, 2 secretarias, tesouraria, área de apoio para zeladoria, cozinha equipada, dois vestiários para o batistério e três sistemas de toaletes, incluindo o infantil.

Com a saída de seu primeiro pastor João Borges da Rocha, seguiram-se valorosos obreiros como: Pedro Falcão, Djalma Cunha, Hamilton Erastus, José Vidal de Freitas, Rosalino da Costa Lima, José Guedes dos Santos, Alcides Araújo, José Viana de Paiva e Silas Melo, entre outros.

Sua primeira Sociedade de Senhoras foi criada em 27 de abril de 1919. Seu primeiro diácono foi eleito em janeiro de 1923. Neste mesmo ano a igreja substituiu as lamparinas a gás pela lâmpada elétrica. Em agosto de 1927 a igreja registrou seu estatuto e se tornou pessoa jurídica. Em 1970 foi assinada a escritura da propriedade em cujo local foi construído o templo dos seus sonhos onde hoje nos reunimos.

Ao longo desse tempo a PIB Vitória organizou cinco novas igrejas: IB Sinai, PIB em Pombos, IB em Bela Vista, IB em Lídia Queiroz, IB em Real Vitória, e prepara-se para em 26 de março do corrente ano organizar sua 6ª filha. Em decorrência do seu trabalho foram organizadas também mais três igrejas na cidade: IB Monte Moriá, IB Memorial e IB Filadélfia. 
 
Somos hoje uma igreja com 403 membros conforme relatório da comissão de membresia reunida em 05 de dezembro de 2015.

Estamos vivendo o processo de transição pastoral com a despedida do Pr.Ozéas Santos marcada para o dia 29 de julho e a posse do Pr.Antonio Sérgio no dia 30 de julho.

‘‘Foi Deus quem fez isto e é coisa maravilhosa aos nossos olhos.’’ Sal.118:23
Reconhecimento a todos que participaram do culto de hoje!
Ao ilustre, Pr.Alderí Dantas mensageiro desta bela festa, e demais representantes de nossa convenção;
Às igrejas filhas, à igreja mãe, à futura filha e aos seus amados pastores pela brilhante participação nesta celebração;
Ao grupo do Projeto Vitória para Cristo, nos belos cânticos de louvor;
À todos os líderes da PIB Vitória;
Aos que passaram e nos deixaram este tão rico legado de fé, serviço e consagração a Deus;
Aos nossos irmãos que aqui representam suas igrejas;
Aos nossos amigos e convidados especiais;
À Deus toda honra e toda glória!

Nenhum comentário: