Rádio Evangelho FM

Leitores Online

domingo, 14 de agosto de 2011

Uma pitada de Teologia…


Bem, a teologia nos ensina a entrar simultaneamente em duas ordens de visão: ver Deus a partir das coisas e ver as coisas a partir de Deus. Deus aqui como elemento essencial de compreesão do mundo, de mim mesmo e do próprio Deus que nos permite viver n’Ele: “Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus”(Mt 5.8).

Para entendermos um pouco melhor a Teologia é importante pensar que ela se caracteriza com todos os seus elementos substanciais e constitutivos num texto bíblico da 1Pd. 3.15ss. Este texto mostra os pontos fortes da Teologia: “Antes, santificai a Cristo, o Senhor em vossos corações, prontos a dar razão de vossa esperança em todo aquele que vo-la pede”.

O primeiro ponto da Teologia é a experiência vivida da fé. O segundo é o logos, o aprofundamento racional, crítico e sistemático da experiência de fé, do ato de fé. O terceiro elemento é o interlocutor. Este se destaca na passagem que diz: “… dar razão de vossa esperança em todo aquele que vo-la pede”. Este interlocutor pode ser uma pessoa, uma situação histórica ou uma cultura.

A Teologia é a ação de Deus que se concretiza na experiência de fé. É o encontro do homem com Deus. É Deus que vem ao seu encontro para lhe dar uma resposta de Sua vontade. Portanto, a Teologia é Teologia porque reconhece a resposta de Deus ao homem. Admite e parte de uma novidade total e absoluta de um ser gerado de novo, de um nascimento novo e de um crescimento novo para aprofundar esta Revelação, para fundamentar as razões da minha esperança.

Logo, Teologia é o sair de Deus que se revela e que produz no homem uma experiência de fé, de entrega total e exclusiva a Ele. É uma experiência que recebemos de Deus para conhecê-Lo e a devolvemos como forma de gratidão e amor por tê-Lo conhecido. Vejam como é interessante, Deus nos toca para vê-Lo e nós o amamos por termos visto.











Por: Jackislandy Meira de M. Silva
Postar um comentário