Leitores Online

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Uma vida comprometida com a excelência - Eclesiastes 3:1-15


Quando somos crianças e jovens, temos certa sensação de imortalidade. Parece que a vida é eterna e as coisas se demoram a passar. Tudo é festa e alegria nestas fases da vida. A criança vive querendo crescer para saber como é ser adulto. O adolescente também não vê a hora de ser gente grande. Porém, quando se chega à fase adulta, o efeito se inverte e a vontade da maioria é que os anos demorem a se passar.Quando chegamos à determinada fase da vida, temos a sensação que estamos viajando no tempo de forma mais acelerada. Parece que a vida está acelerando mais. Quem é que não se lembra do Ki chute? Quem nunca assistiu os Trapalhões? Ou quem não se lembra de grupos como os Menudos e o Dominó? Coisas antigas que parecem que aconteceram ontem. Qual o são paulino que não se lembra daquele grande time de 1992 e 1993? Pois é, já se passaram 18 anos, e parece que foi esse dia. Ou qual o brasileiro que não ficou decepcionado com a seleção brasileira na copa de 1990? Já se passaram 21 anos. Há tempo para tudo.

Leve a sério cada ESCOLHA que você faz (Gn 24.2-14).

A nossa vida é o resultado das escolhas que fazemos e essas escolhas são feitas com base nos valores que norteiam a nossa caminhada. É impossível viver um dia sem fazer escolhas e tomar decisões. Muitas escolhas são irrelevantes e não implicam em nada, outras tem conseqüências eternas.

Quando se trata de uma escolha semelhante a que o servo de Abraão iria fazer, é imprescindível que sejamos criteriosos. Quais os cuidados que Abraão tomou?

Primeiro: Se a escolha é relevante, é necessário que chamemos pessoas de confiança para se envolver. "Disse Abraão ao seu mais antigo servo da casa, que governava tudo o que possuía:.." (Gn 24.2). Este servo era um homem de confiança.

Segundo: Toda escolha relevante deve ser orientada pelos princípios da Palavra. "...não tomarás esposa para o meu filho das filhas dos cananeus entre os quais habito". (2 Co 6.14)

Algumas escolhas erradas que ficaram registradas na Biblia:

• Eva foi colocada para fora do Jardim, porque não soube escolher.

• Davi manchou sua história com um caso de adultério, porque errou na escolha.

• Jonas colocou em risco a vida de muitos, causou um prejuízo enorme, porque não escolheu certo.

• O filho pródigo desceu até o ultimo degrau da escada, perdeu tudo, porque escolheu errado.

• Judas fez a pior escolha e terminou suicidando.

Quem tem promessas de Deus não pode brincar com as escolhas que faz.

Leves a sério COMPROMISSOS. -"Jurou fazer conforme o resolvido..." Quem não aprendeu a levar a serio compromisso, terá sempre uma vida marcada pela mediocridade. O discipulado é uma chamada para assumir COMPROMISSO. "Quem quiser vir a pós mim, negue-se a si mesmo e siga-me, disse Jesus". (Mt 16.24) "Se fiel até a morte e dar-te-ei a coroa da vida". (Ap 2.10) "Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; Não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna". (Mt 5.37)

Tenha INICIATIVA própria. "Não espere ser mandado".

Sem que Abraão pedisse, o servo pegou dez camelos... Por que dez e não um? Por que dez e não dois? Pessoas excelentes tem mente larga, expandida, sabem pensar grande.

Coloque EXCELÊNCIA em tudo o que você faz.

"...dez camelos..."

A importância daquilo que fazemos depende da visão que temos. Ele fez para o seu senhor como se estivesse fazendo para si mesmo.

Tenha um coração de SERVO.

"...bebe meu senhor e tirarei água também para os camelos..."

Quem tem o coração de servo, serve a Deus e ao próximo sem esperar nada em troca. Rebeca serviu sem saber quem estava servindo... Servir a Deus é ser solidário com o próximo...

Tenha prazer no trabalho. "Quem nada faz nada vale".

VÁ ALÉM do que a obrigação lhe impõe.

Eliezer pediu água para ele, mas a moça foi além, ofereceu água para os seus camelos...

TERMINE o que você propõe a fazer. "Perseverança e determinação são marcas das pessoas bem sucedidas".

Compromisso, determinação e propósito eram marcas do caráter de Rebeca.... "Até que todos bebam..." Pessoas comprometidas com a excelência não param na metade do projeto... Sempre vão até o fim.

CONCLUSÃO--E por fim, saiba que o dono do tempo chama-se Jesus. Ele é chamado de Pai da Eternidade (Is 9:6). Ele está acima do tempo. Ele te deu a vida, e se Ele é excluído do teu tempo, logo você não o ama. Reconhece-se que Ele te deu tudo, dê um tempo especial pra Ele no dia-a-dia. Para que você não venha olhar para o passado e dizer: Se eu deixar a vida hoje, o que direi ao Senhor, que me deu o tempo, visto que não aproveitei o tempo para o bem? O tempo é único, e não volta nunca se esqueça disto. Você está com seus dias contados?(Salmo 139:16)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
Por: Rev. Carlos Henrique de Moraes

Nenhum comentário: