Rádio Evangelho FM

Leitores Online

domingo, 23 de janeiro de 2011

Como Realizar Seus Sonhos em 2011


Você acha que seria um sonho possível de se realizar: a) um condenado, que está preso no calabouço, tornar-se governador? b) um menino, que trabalha limpando estrume e cuidando de ovelhas, tornar-se rei.

Isso aconteceu com José e Davi. Ambos, pessoas insignificantes, mas que tiveram os sonhos realizados, e fizeram história.

Quais são os alvos da sua vida? Que sonhos almeja realizar? Talvez você se sinta pequeno, insignificante, incapaz de grandes realizações. Talvez não tenha qualquer ambição. Esta mensagem tenta persuadi-lo a mudar tal pensamento, afirmando que você pode ter os sonhos realizados, e fazer história, como José e Davi.

Você está disposto a aprender? Faço isso por meio da história bíblica de Josué, cuja vida revela alguns princípios vitais àqueles que querem realizar sonhos de sucesso.

OS DEGRAUS DO SUCESSO

1° Degrau: saiba o que sonhar

Não foi Josué quem gerou o sonho de conquistar uma terra que mana leite e mel. Antes mesmo de Josué nascer e se tornar escravo no Egito, Deus havia feito uma promessa. O sonho de Josué era ver a promessa de Deus se cumprir.

Existem promessas de Deus para a sua vida (Jr 29:11). Você sabe o que é uma promessa? Promessa é uma declaração referente ao futuro, que garante que Deus fará ou dará algo.

Encontramos na Bíblia muitas promessas de Deus. Para o povo de Israel (e isso incluía Josué), havia a promessa de uma terra que mana leite e mel (Gn 15:12-14; Ex 3:8).

Deus tem promessas para você. O primeiro degrau do sucesso é descobrir o que Deus deseja para a sua vida, o que ele tem sonhado para você. O sonho de ver a promessa de Deus se cumprir, é o sonho que vai se realizar.

Você conhece alguma promessa de Deus para a sua vida?

2° Degrau: alimente o seu sonho

Por quantos anos Josué sonhou e aguardou a realização deste sonho? Desde o nascimento ele conhecia a promessa de Deus, e sonhava com o grande dia, mas, antes disso, muitas águas rolaram.

Quanto sofrimento ele passou, quanta dor suportou. Quantas vezes seu sonho pareceu distante. Mas será que não foi exatamente este sonho que o manteve de pé quando as nuvens do desespero e da loucura lhe batiam à porta?

Sonhos que valem à pena são duradouros. Eles são bálsamo nas horas difíceis; impulsionam a caminhada, nos mantém de pé.

Se o seu sonho não é assim, ele não vale a pena ser sonhado, não vale a pena ser alimentado, não vale a pena ser realizado.

3° Degrau: visualize o seu sonho (Nm 13:1-2; 23, 27, 14:7-8)

Josué foi um dos escolhidos para visualizar a terra prometida. Lá ele viu uma terra maravilhosa, fértil, com enormes frutas, e voltou motivado a conquistá-la.

Visualizar os sonhos é essencial, pois, quando o visualizamos, ficamos motivados, ou desistimos de vez, como aconteceu com os outros que foram com Josué.

Visualize o que você tem buscado alcançar de Deus. Visualização gera motivação.

É melhor sonhar e visualizar uma família que vive em harmonia, onde todos estão salvos em Jesus, do que uma família onde há contendas, o marido é alcoólatra, bate na mulher, os filhos usam drogas.

É melhor sonhar com uma igreja que cresce, cujo povo é alegre e participativo, do que com uma igreja medíocre, cheia de problemas, cujo povo é desanimado e apático.

Não é em vão que todos os grandes conquistadores foram também grandes visionários.

4° Degrau: mantenha uma atitude positiva (Nm 13:25-28, 31)

Olhe para os obstáculos com atitude de fé. O sonho que provém de Deus não elimina os obstáculos, mas assegura à vitória ao que crê.

Josué visualizou a terra e voltou motivado e entusiasmado para conquistá-la. Os outros dez colegas, também visualizaram o mesmo sonho, e concluíram que não era para eles. Ficaram desanimados, e desanimaram o restante do povo.

Quem você acha que conquistou àquela terra: os desanimados pessimistas, ou os entusiasmados otimistas?

Quem você acha que será bem sucedido: aquele que tem grandes sonhos, e com entusiasmo e otimismo prossegue na certeza de que um dia os verá realizados, ou aquele pessimista que acredita que “isto não é para mim”?

Atitude positiva diz muito a respeito daqueles que vão realizar sonhos. Para ser sincero, penso que Deus não dá grandes sonhos a pessoas desanimadas e pessimistas.

5° Degrau: prepare-se para a luta

Em algum momento você pensou que um sonho se realiza sem batalha? Os sonhos de Deus são um convite para grandes batalhas, por isso, os medíocres e covardes não são grandes sonhadores, e também pouco conquistam.

Deus prometeu a terra. Josué conhecia a promessa e viu que valia a pena. Sabe o que Deus lhe diz? Vai lá, expulse aqueles gigantes e conquiste a terra que eu prometi.

Sem esforço você não vai conseguir nada, principalmente da parte de Deus. Oração que não é precedida de ação afronta a Deus. Como você pode pedir a ajuda de Deus enquanto fica de braços cruzados? (Senhor, visite os doentes; alimente os pobres)

Se Josué tivesse ficado de joelhos orando, esperando Deus expulsar os inimigos da terra (que já era dele por promessa), morreria seco no deserto. Ele precisou tomar posse da bênção. Isso significou batalhar, lutar, suar.

Por vezes, deixamos de conquistar os sonhos por inatividade. Se Deus prometeu e mostrou o caminho, o que você está esperando? Vá, e diga: Senhor, estou indo, se não for para ir, me impeça, se for, ajude-me.

Para sua família se converter você terá de orar muito, mas terá também de dar bom testemunho, ter paciência. Para sua igreja crescer, você terá de orar muito, mas terá também de amar, evangelizar, gastar tempo com as pessoas, se esforçar, traçar estratégias.

Para conquistar o seu espaço profissional você deve orar muito, mas tem também de estudar, trabalhar, suar a camisa. Ou você acha sinceramente que o seu chefe vai te promover se tem outro profissional mais esforçado e competente do que você? Deus não vai ser injusto apenas porque você tem um sonho. Você terá de conquistar seu sonho.

É isso mesmo que você quer? Está pronto para enfrentar a barreira do tempo, do desânimo, da crítica?

O sonho nos ajuda a manter o foco, a concentrar, a não desperdiçar energia em coisas que não são importantes.

Mas, principalmente, atrai a presença de Deus (Js 1:2-9). Presença que nos encoraja, nos dá forças para a batalha, nos leva a realizar o que parecia impossível.

Bons sonhos para 2011.








Por: Pr. Jair Souza Leal
Postar um comentário