Leitores Online

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vivendo profeticamente


Levítico 6.4,5; “Ouve, Israel, o Senhor, nosso Deus, é o único Senhor. Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força.”.

Adoração diz respeito a estar conectado em Deus. O Dicionário da Bíblia de J.F. de Almeida define adoração como sendo: Culto, honra, reverência e homenagem prestados a poderes superiores, sejam seres humanos, anjos ou Deus (Salmos 96.9).

PROFÉTICO diz respeito a estar conectado em Deus sem perder a conexão com o mundo à sua volta. Profeta é alguém que anuncia os desígnios e fala da parte de outra pessoa. O profeta vive com o coração no céu e com os pés na terra e se antecipa ao tempo, falando de coisas que irão acontecer. O profético chama a existência as coisas que não são como se já fossem. Muitas vezes o profético fala de santidade em meio ao pecado e essa palavra gera a santidade futura. O profético canta a respeito da abundância no meio da escassez e, por isso, a situação é mudada. Ele recita cura no meio da enfermidade, restauração de um casamento no meio de uma separação, prosperidade ministerial no meio da decepção e do desencorajamento. Ele profetisa vida diante da morte.

Ser profético é ser ousado em Deus; é ser a boca de Deus no meio de uma geração incrédula e perversa. Ser profético é como fazer “previsão do tempo”, ou seja, é falar de uma situação futura com base em fatos atuais. Ser profético é ser vetor de mudança de direção, alinhando trajetórias em direção ao Deus dos deuses e Senhor dos senhores. E o interessante é que podemos ser proféticos para nós mesmos. Você pode profetizar as mudanças que no que diz respeito a você mesmo.

É interessante notar que o nosso Deus, por amor do seu povo escolhido repreendeu reis, dizendo: não toqueis nos meus ungidos, não maltrateis os meus profetas (Salmo 105.15), referindo-se a todo o seu povo como profetas, ou seja, Deus vê o seu povo como um povo profético.

Como já mencionei, profetizar é falar o que Deus disse e o que Ele diz. A Bíblia nos fala a respeito de declarar; falar com a nossa própria boca. Com o coração cremos para a justiça e com a boca declaramos a respeito da salvação. Entendemos que alguém para aceitar a Jesus como Senhor e Salvador necessita confessar isso publicamente, mas, o que muitas vezes não entendemos é que essa atitude trata-se de um princípio através do qual Deus age. Aquele que começa a profetizar (declarar) a prosperidade para si mesmo será levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser provado naquela área e, se aprovado for, será servido pelos anjos (Mateus 4).

Provérbio 18.20,21 diz: “Do fruto da boca o coração se farta, do que produzem os lábios se satisfaz. A morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza come do seu fruto.”.

O profético não acontece sem a adoração. Se hoje temos os textos da Bíblia para exercermos o profético é porque os homens e mulheres da Bíblia receberam a revelação de Deus. Isso aconteceu porque adoraram ao Senhor seu Deus de todo coração, com toda sua alma e com todas as suas forças. Da mesma forma, se você e eu buscarmos ao Senhor de todo o nosso coração Ele irá contextualizar Sua palavra, tornando-a inteligível a nós e aplicável ao nosso cotidiano.

No que diz respeito à parte prática da adoração, considerando que adorar é estar conectado em Deus, tudo aquilo que nos conecta a Deus é adoração por isso deve ser praticado. Atividades tais como ir à igreja, cantar louvores, ler a Bíblia, orar, interceder, viver uma vida de santidade, contribuir financeiramente com a obra de Deus, ou seja, práticas que para nós são simples e corriqueiras são adoração, se as mesmas nos conectam a Deus. No entanto, não devemos fazer nada mecanicamente, pois, o segredo é fazer tudo com temor. O temor a Deus é o tempero sem o qual nenhuma atitude tem sabor.

O Senhor nos manda repetir sem parar que o amamos de todo coração, alma e força. Com certeza, repetir isso traz o temor do Senhor para o nosso coração.

O Senhor diz: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarão assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te também as atarás como sinal na tua mão, e te serão por frontal entre os olhos. E as escreverás nos umbrais de tua casa e nas tuas portas...” (Deuteronômio 6.6-9).

O senhor também disse a Josué: “Tão somente sê forte e mui corajoso pra teres o cuidado de fazer segundo toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas bem-sucedido por onde quer que andares. Não cesses de falar deste Livro da Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer segundo tudo quanto nele está escrito; então, farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Não te mandei eu? Sê forte e corajoso; não temas, nem te espantes, por que o Senhor, teu Deus, é contigo por onde quer que andares.” Josué 1.7-9.

Então farás prosperar o teu caminho e serás bem sucedido. Repetir o mandamento de Deus significa repetir para não esquecer, não esquecer para cumprir, cumprir para prosperar naquilo que o próprio Senhor nos designou para fazer. Apesar de o Senhor Deus ter escolhido Josué, havia coisas que era o próprio Josué quem precisava realizar. Deus escolheu você para ser mais que vencedor, mais que vencedora, mas, existem coisas que Ele não fará para você. Precisamos estar conscientes disso. O Senhor Deus é muito claro com Josué: então tu farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido. Em outras palavras, não podemos culpar a Deus quando o sucesso não vem uma vez que ele delegou o nosso sucesso a nós mesmo. Porém, para alcançá-lo temos que ter coragem para repetir os mandamentos sem cessar para que soe aos ouvidos do nosso coração como palavra revelada para que tenhamos cuidado em cumpri-los e assim, por cumprir os mandamentos de Deus, seremos prósperos.

A adoração não muda a Deus, pois, imutabilidade faz parte dos atributos de Deus. “Eu o Senhor não mudo...” (Malaquias 3.6). Segundo o Salmo 115, os fabricantes de ídolos se tornam semelhantes a eles, ou seja, inativos. Mas, em 2 Coríntios 3.18 diz que: “todos nós, com o rosto desvendado, contemplando, como por espelho, a glória do Senhor, somos transformados, de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. Raciocínio lógico: A adoração muda o adorador.

Essa é a característica da adoração – ela transforma o adorador na semelhança daquilo ou daquele que ele adora. Essa é a razão de o Senhor Deus nos chamar para sermos adoradores que o adorem em espírito e em verdade: através dela somos transformados. Ele quer que sejamos transformados na imagem do Seu Filho Jesus Cristo.

Essa é a característica do mover profético – ele transforma o destino das pessoas, ou seja, pessoas começam a profetizar a respeito da sua vida futura e, quando o futuro vira presente, percebe-se que ele foi mudado pela confissão da palavra de Deus. Olhamos para certas situações da nossa vida presente e sabemos com clareza que houve um milagre. Milagre que foi operado por Deus por causa da Sua eterna palavra que fora liberada pela boca da pessoa em questão ou de pessoas à sua volta.

Olhe para as coisas à sua volta. Cada casa, prédio, automóvel, móveis, qualquer coisa... Um dia, isso foi apenas um sonho dentro de alguém e hoje você pode ver isso pronto... É extraordinário! Aquele grande edifício começou com um sonho dentro de alguém, sonho que levou tal pessoa a começar a falar: vou construir um grande edifício ali... Tudo começa assim. Agora, imagine se você começar a confessar o que a palavra de Deus diz a seu respeito... Terás um futuro e uma esperança... Então farás prosperar o teu caminho e serás bem-sucedido.

O rei Davi, quando lutou com o gigante Golias, o venceu antes de atirar a aquela pedrinha que o derrubou, ele o venceu com suas palavras. Davi começou a profetizar para aquele gigante dizendo: hoje mesmo o Senhor te entregará em minhas mãos, etc, etc e etc. Quando chega o final da luta, e você vê toda a atividade de Davi, percebe que ele fez exatamente tudo o que profetizara antes de começar a correr em direção ao gigante. Profetiza contra o seu gigante, corre contra ele, vença-o em o nome do Senhor dos exércitos.

Estou muito empolgado com esse assunto, porém vou parar por aqui, crendo que tenha conseguido ministrar ao seu coração aquilo que pretendia.

Você é um vencedor. Para nascer você venceu milhares de espermatozóides iguais a você. Estar lendo essa coluna significa isso – você venceu! Fecundou o óvulo, se desenvolveu, rompeu a madre, aprendeu a ler... Etc. Mais que nascer para vencer, você nasceu porque venceu. Confesse a palavra de Deus concernente a você, sua família, sua igreja, sua empresa, seus estudos, seu tudo, mas, o começo e o fim sempre estarão nele, no Amado das nossas almas. Comece confessando sem cessar: “o Senhor meu Deus é o meu único Deus, eu o adoro com todo meu coração, com toda minha alma e com toda a minha força.”.

Um grande abraço a todos e até a próxima.

Não se esqueça de adquirir os produtos originais santageração. Ao fazê-lo você estará investindo em missões. Obrigado.

Até a próxima






Por: Antônio Cirilo

Nenhum comentário: