Rádio Evangelho FM

Leitores Online

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Redescobrindo esperança


Quando a economia estava vigorosa e muitos prosperavam, muitas pessoas compravam coisas que não precisavam, com dinheiro que não possuíam, para impressionar pessoas de quem não gostavam. Agora, com a economia cada vez mais difícil e incerta, tenho visto muitas daquelas mesmas pessoas tentando manter as aparências ? enquanto, na verdade, estão feridas por dentro ? a fim de impressionar outras que estão em silêncio, igualmente feridas.

Tenho diversos amigos que perderam grandes somas de dinheiro no ano passado, por causa da reviravolta do mercado ou por investimentos que fracassaram. Por estarem em diferentes níveis de maturidade espiritual, tenho observado que cada um lida de forma diferente com os desafios. Em um extremo, um homem afundado até o pescoço em dificuldades financeiras insolúveis e falando abertamente em suicídio, e em outro, um que na verdade perdeu até mais dinheiro, mas que escolheu adotar atitude oposta: acredita estar diante de oportunidades sem precedentes para crescimento e está extremamente entusiasmado e otimista com o que Deus vai fazer.

Anos atrás, quando estava decidindo levar com seriedade minha fé em Deus, um amigo me encorajou a estudar e meditar sobre alguns versículos instigantes da Bíblia. Naquela época eu não tinha a menor ideia que estava prestes a sair de uma posição de substancial riqueza, para um possível estado de falência. Vários desses versículos impediram que eu afundasse nas dificuldades que me cercaram, e me ajudaram a crescer, nutrindo-me com a adversidade como as plantas se nutrem com fertilizante.

Se você ou um amigo está enfrentando desafios financeiros e está disposto a falar a respeito, sugiro aproximar-se de alguém com conhecimento da Bíblia, suas verdades e promessas, e aprender o que ela tem a dizer sobre as dificuldades atuais. Veja algumas passagens da Bíblia que significaram muito para mim em tempos difíceis, quando aparentemente não havia nenhuma esperança:

?Amados irmãos e irmãs, quando enfrentarem problemas, considerem isto como uma oportunidade para alegrar-se grandemente. Porque vocês sabem que quando sua fé é testada, sua perseverança tem uma chance para crescer. Permitam que ela cresça, pois quando se desenvolver plenamente, vocês serão perfeitos e completos, de nada tendo falta. Se precisam de sabedoria, peçam ao nosso generoso Deus, e Ele lhes dará. Ele não os repreenderá por pedirem. Mas quando pedirem, certifiquem-se de que sua fé está somente Nele. Não duvidem, porque uma pessoa cuja lealdade está dividida, é instável como as ondas do mar que são levadas e agitadas pelo vento. Tais pessoas não podem esperar receber alguma coisa do Senhor. Sua lealdade está dividida entre Deus e o mundo, e são instáveis em tudo quando fazem.? (Tiago 1.2-8 ? tradução livre).

?Também podemos nos alegrar quando enfrentamos problemas e provações, porque sabemos que eles nos ajudam a desenvolver perseverança. E a perseverança desenvolve força de caráter, e o caráter fortalece nossa confiante esperança de salvação. E esta esperança não nos desapontará. Porque sabemos o quanto Deus nos ama ternamente; Ele nos deu o Espírito Santo para encher nosso coração com o Seu amor.? (Romanos 5.3-5 ? tradução livre).

?Porque sou Eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Então vocês clamarão a Mim, virão orar a Mim, e Eu os ouvirei. Vocês Me procurarão e Me acharão, quando Me procurarem de todo o coração.? (Jeremias 29.11-13).


Por: Ken Korkow
Postar um comentário