Leitores Online

domingo, 26 de setembro de 2010

O que é a verdade !


Uma das interrogações de Pilatos ainda ronda a mente de muitas pessoas. A pergunta de Pilatos fica sem resposta. O que é a verdade! Uma pergunta que pode ser esclarecida quando encontramos a realidade desta palavra. Jesus jamais responderia a alguém que pensa ser a verdade, um corpo de doutrina, um método ou uma formula a ser usada. Jesus é a própria verdade. E somente aqueles que o conhecem; podem desfrutar da verdade. Pilatos queria sanar sua curiosidade e também se satisfazer com a resposta. Não queria seguir Jesus. A não resposta de Jesus a Pilatos nos leva a refletir que não adianta conhecer a verdade sem conhecer Jesus.

Os ensinos sobre Jesus jamais levarão alguém a verdade se este não abrir o coração para conhecê-lo. Há alguns dias atrás escrevi sobre o maior mandamento. Assim como não podemos receber e viver a verdade sem estar junto a Jesus, também não podemos amar o nosso próximo. Se Jesus pretendesse simplesmente ensinar uma doutrina sobre a verdade, Ele não teria dito que aquele que quer vir após Ele tem que negar a si mesmo. Hoje muitas pessoas se desviam da verdade por que não querem segui-lo. No caminho, na verdade e na vida que é Jesus eu vou ter Cristo vivendo em mim. Podemos ver na Palavra de Deus os apóstolos aprendendo a verdade. Depois sim, andando na verdade. O apóstolo João fala uma das coisas mais lindas que pode um cristão esperar que aconteça com alguém. “Não tenho maior alegria do que esta a de ouvir que meus filhos andam na verdade” (3João. 4).

E foi ele mesmo que também disse: “O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos próprios olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, com respeito ao Verbo da vida”(1João 1.1). O que mais precisamos é isso. Ter a certeza daquilo que vivemos e ensinamos hoje. Pois só assim alçaremos o verdadeiro sentido desta verdade. Que veio ao mundo e deu-se a si mesmo por amor daqueles que querem conhecê-lo. O nosso Jesus confundiu e ainda confundi muitos que chegam a Ele tentando decifrar esta verdade absoluta. Que não esta relacionada a ensinos e sim em novidade de vida, por amor aquEle que é a verdade. Ninguém consegue conhecer a verdade quando se espera conhecê-la por meio de novas doutrinas formuladas pelos homens . O nosso eu não se detém diante de doutrinas. Pelo contrário aflora-se enfurecido quando alguns de seus princípios são quebrados. O eu da nova natureza é pacífico por que é controlado pela verdade.

A verdade que não é discutida com Deus, e sim que norteia um novo modo de ser e viver. Paulo disse: já não sou eu quem vive mais Cristo (a verdade) vive em mim. A verdade implica em eu ser, e não em eu ter. Esta é a trilha menos percorrida, pois são poucos os que acertam com ela. Isto porque a porta é estreita; e poucos são os que se deixam levar por este caminho, que é também um caminho de paz e alegria mesmo em meio às tribulações. “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo” (João 16.33). Muito estreita é a porta que conduz à verdade. E como disse a algum tempo a trás.A maioria se sente otário quando anda por ela.Pois não recebe os aplausos que acha merecer. Mais aqueles que andam na mentira estes sim são aplaudidos. Mais; fazer o que irmãos/irmãs.

 A verdade é assim. E foi Ele quem disse: “Quem quiser vir após mim, negue-se a si mesmo; tome a sua cruz e siga-me”. Portanto a verdade está além das quatro paredes de um templo.Muito mais além daqueles bancos de um seminário. Mais uma coisa e certa. Ela está bem perto daqueles que se apresentam com um coração sincero; dizendo: Senhor eis me aqui. Isso nos faz lembrar Isaias que pensando viver na verdade, quando se deparou com ela viu que era homem de lábios impuros e que habitava no meio de um povo de impuros lábios.

Somente a verdade descobre e abate a mentira.

Que Deus lhe abençoe.



Por: Pr. Adélcio Ferreira

Nenhum comentário: