Leitores Online

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Jesus Cristo é o Rei da Glória


“Levantai, ó portas, as vossas cabeças; levantai-vos, ó entradas eternas, e entrará o Rei da Glória. Quem é este Rei da Glória? O Senhor forte e poderoso, o Senhor poderoso na Guerra...O Senhor dos Exércitos; Ele é o Rei da Glória.” (Salmo 24. 7-10)

Neste mês de outubro, do dia 25 ao dia 31, e no primeiro domingo de novembro, celebraremos a Festa dos Tabernáculos 2009. O tema será Jesus Cristo – o Rei da Glória.

Onde há um Rei tudo se volta para ele. Há pessoas para servi-lo; Junto dele há riquezas e há festas constantes para alegrá-lo. Há uma nuvem de glória e de majestade onde há um Rei. Davi era Rei e sabia o que acontece onde um rei chega ou onde ele vive. E uma vez mais, Ele quer nos dizer: “O Senhor é o Rei da Glória”. Há muitos reis na terra, mas o Rei da Glória é o Senhor dos exércitos!

Um rei manda e seus súditos obedecem. Na nossa vida, quem exerce autoridade? Será que sabemos obedecer? Quem é o rei em nossas vidas?

Na época de Davi, os reis iam à frente de seus exércitos em todas as batalhas. Os soldados sentiam-se orgulhosos e motivados ao verem o seu rei ao lado deles, vestindo a mesma armadura e empunhando sua espada. O sentimento era de identificação e de segurança. Os soldados pensavam: “se o meu rei deixou o conforto de seu trono e está lutando aqui comigo, preciso dar o melhor de mim para honrá-lo e ser digno de sua companhia”. E assim, os guerreiros multiplicavam sua bravura e coragem, o que fazia que pequenos grupos alcançassem grandes e maravilhosas vitórias contra inimigos que pareciam invencíveis.

E quando o próprio Deus se manifestava, pelejando por seu povo, as vitórias eram ainda mais magníficas, pois centenas de homens venciam exércitos mil vezes mais numerosos. Um exemplo bem conhecido está no livro de Juízes, onde consta que Gideão, com apenas trezentos homens - separados do meio de trinta e dois mil por orientação de Deus - venceram os midianitas que somavam mais de cento e trinta e cinco mil homens de guerra (Jz 6 a 8).

Além de estar ao nosso lado em todas as situações, o Senhor é forte e poderoso na guerra, ou seja, não é um amigo passivo e inoperante que nada pode fazer, não é um mero observador que sofre com nossas dores sem ter condições de extingui-las ou minimizá-las. Pelo contrário, o nosso Rei é atuante e, com o seu poder, tudo faz por aqueles que nele confiam. O Profeta Isaías confirma isso, ao dizer: “...desde a antiguidade não se ouviu, nem com ouvidos se percebeu, nem com olhos se viu Deus além de ti, que trabalha para aqueles que nele espera” (Is 64.4).

Jesus é o nosso Rei. A Bíblia o chama de “Rei dos Reis e Senhor dos Senhores”. Isto quer dizer que Jesus é maior do que todos os grandes Reis e conquistadores da terra, em todos os tempos, desde os grandes Faraós – considerados deuses pelos egípcios, passando pelos reis do império persa, babilônico, grego e romano, onde se notabilizaram Dario, Alexandre e todos os Césares.

Veja o que já escreveram sobre Jesus Cristo, o nosso Rei:

“Cristo é o grande fato central da história. A partir dele olha-se para a frente e para trás.” - Charles H. Spurgeon.

“Quem pensa em separar a imagem de Deus da figura de Cristo adota um pensamento inútil e uma vã idolatria .Em sua vida, Cristo foi um presente edificante, que nos traçou normas salutares de conduta; em sua morte, um sacrifício propiciatório pelos nossos pecados; em sua ressurreição, um conquistador; em sua ascenção, um rei; em sua intercessão, um sumo sacerdote.” – Martinho Lutero

“Se a vida e a morte de Sócrates foram as de um sábio, a vida e a morte de Cristo foram as de um Deus.” – Jean J. Rousseau.

“Por um carpinteiro a humanidade foi formada e somente por esse carpinteiro – Jesus Cristo – ela será transformada.” – Erasmo.

“Na encarnação Jesus identificou-se com os homens; na circuncisão, com os judeus, e no batismo, com os pecadores”. – Gelkie & Cowper.

“Assim como as pirâmides do Egito se levantam acima das planícies arenosas, assim Cristo se eleva acima de todos os elementos humanos e fundadores de seitas e religiões.” – Walter Baxendale.

“Cristo é Deus e é homem. E, observe-se bem, não alternadamente, nem primeiro Deus e depois homem, e depois Deus outra vez. Cristo é Deus e homem a um e ao mesmo tempo”. - O. Hallesby

“Jesus Cristo é verdadeiramente Deus e verdadeiro homem; sua humanidade adquire extensão e profundidade porque é precisamente a humanidade assumida pelo verdadeiro Deus”. – Karl Barth.

“Onde estaria a tua alma se Cristo não se humanizasse para cumprir a sua missão?” – Charles H. Spurgeon.

“Penso que compreendo um pouco da natureza humana, e digo-te que todos esses heróis da antiguidade foram homens, como eu também o sou, mas não como Jesus Cristo. Este era mais que homem.” – Napoleão.

“A realeza de Cristo é sacerdotal e profética, tal como o seu sacerdócio é real e profético, a sua qualidade de profeta é real e sacerdotal. São inseparáveis as três funções de Cristo: - Rei, Sacerdote e Profeta.” – Yves Congar.

“Cristo, como homem, dormiu no barco. Como Deus, acalmou a tempestade. Como homem, chorou. Como Deus, disse a Lázaro: - Vem para fora! – como homem, foi posto no sepulcro. Como Deus, se levantou.” – A. F. Hughes.

“Cristo não podia ter sucessor que se lhe avantajasse... jamais, em tempo algum, será possível ascender mais alto que ele, nem imaginar-se nada que sequer o iguale”. - Strauss

A realeza do Rei acompanha seus filhos. Por isso diz Pedro que somos a “geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa...” (I Pedro 2.9). Assim, devemos dar glória ao Rei, vivendo como leais e obedientes súditos. E como filhos deste Rei, não podemos permitir que nenhum complexo de inferioridade nos aprisione ou nos diminua.

Neste dia, levante sua cabeça, endireite teus ombros, caminhe decidamente, tenha um sorriso largo e sincero, olhe as pessoas diretamente nos olhos sem medo, tenha um aperto de mão firme, fale com segurança e sem timidez, e jamais se esqueça: Você é filho de um grande rei e ele está do seu lado.

Reflita:

- Quem é Jesus para você? Um simples homem, um homem iluminado, um líder como Maomé, Buda e Confúcio, ou Deus feito homem para nos salvar e redimir?

- Você consegue crer que Jesus é o Rei dos Reis e que breve voltará para buscar um povo, que irá reinar com ele eternamente? Você já faz parte deste povo?

- E você, como se considera? Você se sente e vive como um filho de um grande rei?


Por: Apóstolo Freitas

Nenhum comentário: