Leitores Online

domingo, 22 de agosto de 2010

Culto para todos


Culto, segundo os melhores dicionários, é a homenagem espiritual que se presta à divindade. De acordo com o Divino Mestre o culto deve ser tributado só a Deus Jeová. Em Espírito e em verdade. (João 4:24)

O culto cristão está associado à adoração, ao louvor, à consagração e a proclamação. Dizemos que o culto é para todos quando se trata do culto coletivo no templo, nas casas ou em outro espaço especialmente reservado para este fim.

Para que o culto seja realmente para todos, é necessário adotar uma metodologia extremamente criteriosa, isto em decorrência da diversidade do público, numa igreja como a Primeira Igreja Batista de Vitória que, entre membros e congregados, já ultrapassa os 600 cultuantes, e todos são povo de Deus com os seus “gostos”.

Para os que presam mais o clássico temos louvores lentos e reflexivos, para os que são mais voltados ao moderno temos os ritmados e até acompanhados de palmas e gestos, tudo obedecendo à descência e à ordem, conforme as Escrituras.

Queremos que todos participem desses cultos no santuário, não só aos domingos, mas na 4ª feira. Quando alguém, seja quem for, estiver conversando no térreo ou nas rampas de acesso, mesmo sendo assuntos da Igreja, não fique chocado quando alguém lhe convidar para entrar. Entre logo! Conversar dentro do templo durante o culto ou fazer plantão na secretaria durante a Escola Bíblica Dominical, que também é para todos, nem pensar. As crianças de 0 a 3 anos devem estar no berçário. As crianças de 4 a 8 anos devem estar no culto infantil. Crianças a partir de 9 anos, todas devem estar no santuário junto a seus pais.


Por: Pr. Ozéas Correia dos Santos

Nenhum comentário: