Rádio Evangelho FM

Leitores Online

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Quebrando as cadeias do nosso interior


Quebrando as cadeias do nosso interior. Quero começar nossa palavra hoje com uma ilustração que li alguns dias atrás. Todos nós ficamos admirados quando vamos a um circo e percebemos como os elefantes, animais grandes e fortes, se deixam dominar por uma corda. Durante o espetáculo, o enorme animal faz demonstrações de peso, tamanho e força. Mas depois de sua atuação, e até um segundo antes de entrar em cena, o elefante permanece preso, quieto, contido somente por uma corrente que aprisiona uma de suas patas a uma pequena estaca cravada no solo.Sem dúvida alguma a estaca é só um pedaço de madeira, enterrado alguns centímetros na terra.

E, ainda que a corrente seja grossa e poderosa, é óbvio que esse animal, capaz de arrancar uma árvore com sua própria força, poderia, com facilidade, arrancar a estaca e fugir. O "mistério" é evidente! O que o mantém, então? Por que não foge?. O elefante não escapa porque está amestrado, dominado.Se está amestrado, por que o prendem?. O elefante do circo não escapa porque tem permanecido atado à estaca desde muito, muito pequeno. Imagine o pequeno recém-nascido sujeito à estaca. Tenho certeza de que ele puxa, força, faz de tudo pra se soltar. Apesar de todo o esforço, não pôde libertar-se. A estaca é certamente muito forte para ele. Com certeza dorme esgotado e no outro dia continua tentando, e também nos outros dias que se seguem... Até que um dia, um terrível dia para sua história, o animal aceita sua impotência e se conforma com seu destino. O Elefante enorme e poderoso que vemos no circo não escapa porque crê, realmente, o pobre, que não pode. Ele tem o registro e a recordação de sua impotência, daquela impotência que sentiu pouco depois de nascer... E o pior é que jamais volta a questionar seriamente esse registro. Jamais... Jamais volta a colocar à prova sua força outra vez ...

E, na verdade, o mesmo acontece conosco! Vivemos crendo que um montão de coisas "não podemos". Simplesmente porque, alguma vez, quando éramos crianças, tentamos e não conseguimos. Fazemos, então, como o elefante: gravamos em nossa memória: "Não posso... Não posso e nunca poderei..."! Tirei esta ilustração de um site, e com base nela, pude nos comparar a este elefantinho. Crescemos carregando essa mensagem que impusemos a nós mesmos... E nunca mais voltamos a tentar. Quando muito, de vez em quando, sentimos as correntes, fazemos soar o seu ruído, ou olhamos com o canto dos olhos a estaca e confirmamos o estigma: "Não posso e nunca poderei!". A única maneira de tentar de novo é colocando muita coragem em nossa cabeça e em nosso coração!” São os nós”? Porque muitos não conseguem romper? O que poderia estar causando a paralisia emocional ou espiritual? Salmos 139

- Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. - Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. - Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. - Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles. Mas algumas pessoas tem andado pela estrada da vida como se não fossem nada, como se fossem uma pessoa qualquer. Como se sua existência fosse obra do acaso, fosse resultado de um acidente genético.

Mas a palavra do Senhor diz em II Pedro 2: 9: Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as grandezas daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz; Eleito quer dizer, separado, escolhido, preferido.Sacerdote é aquele que trata dos assuntos do pai, que exerce a função de representar os interesses do pai.Adquirido vem de adquirir, algo que foi comprado, alcançado, conquistado. E você foi conquistado por Jesus, ele pagou preço de sangue por você. Portanto você tem tudo pra vencer, pra conquistar. Deuteronômio 28 diz que somos chamados pra ser cabeça e não cauda.Então porque muitos se sentem acorrentados ao fracasso, ao medo de desafios, aos sentimentos de rejeição? Por causa da nossa história de vida. As marcas que a vida nos fez podem nos tornar paralisados, atrofiados, enfermos emocionalmente. Ouvi contar certa vez que no estado da Califórnia existem plantas chamadas Sequóias gigantes. Diz-se que os anéis desta árvore revelam o seu desenvolvimento a cada ano.

Um anel representa um ano em que ela enfrentou a seca, outro fala de um ano em que houve muita chuva, um outro anel revela um ponto em que ela foi atingida por um raio, e outro anel mostra um incêndio florestal, e daí por diante, seus anéis vão revelando doenças que tomaram suas raízes, enfim, através destes anéis, vê-se gravada a sua história de desenvolvimento, a sua autobiografia.Assim acontece com o ser humano, por baixo da aparência externa estão as marcas deixadas pela vida. Estas marcas podem nos impedir de crescer, de nos desenvolver, de ver as coisas do ponto-de-vista correto. Que marcas são essas?Bem, cada pessoa tem uma história de vida diferente. Alguns são impedidos de romper após uma separação traumática dos pais, outros por causa de abusos na infância, enfim são tantas as marcas que o adversário pode usar pra tentar nos prender... A única maneira de vencermos estes traumas, ser curado destas feridas é conhecendo nossa real identidade em Cristo Jesus.

Gêneses 01: 26: E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança. O Senhor nos formou pra vitória, nos fez pra sermos vencedores.Nossa capacidade não pode ser reduzida ou limitada pelas nossas experiências.Somos infinitamente mais capazes do que imaginamos, mas mantemos uma visão distorcida de nós mesmos.A palavra do Senhor diz em II cor. 05: 17 Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.Coisas velhas; algo que não tem mais valor. Antigo, gasto pelo uso, não te serve mais, fica apenas ocupando espaço. Aí está o segredo, precisamos renovar a nossa maneira de nos ver, precisamos renovar a nossa mente.

Romanos 12: 2: E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.O que é conformar?É acomodar, é resignar-se.Uma pessoa acomodada não vai muito longe, não rompe, não luta, não enfrenta desafios, não cresce, não tem visão.O que é transformar: dar nova forma, mudar, caráter, converter, modificar.Precisamos mudar a nossa maneira de enxergar a nós mesmos.Você gostaria que o Senhor Jesus quebrasse as portas de bronze e os ferrolhos de ferro de sua alma e te libertasse de todas as estacas e correntes que te mantém preso? Você precisa se ver como Deus te vê.Você não é o que o mundo diz a seu respeito, o que o cônjuge diz, o que o inimigo diz. Você é a menina dos olhos de Deus, é a raça eleita pelo Senhor, é sacerdócio real, é nação santa, é propriedade exclusiva de Deus e a palavra do Senhor diz:

Salmo 40: 5: Muitas são, Senhor, Deus meu, as maravilhas que tens operado e os teus pensamentos para conosco; ninguém há que se possa comparar a ti; eu quisera anunciá-los, e manifestá-los, mas são mais do que se podem contar.Renovar a mente é: ver as coisas do ponto de vista de Deus e do ponto de vista dEle. Você pode tudo , nEle que te fortalece.Maior é o que está em ti que o que está no mundo. Você é maioria absoluta, com Deus.Ser homem e mulher segundo o coração de Deus, pensar como Deus pensa, olhar pra onde Deus olha. Ter os desejos do coração de Deus. No interior do Brasil existem cidades que foram presenteadas com lindas obras de arte, esculpidas pelas mãos de um aleijado, um homem que tinha tudo pra não conquistar nada, pra se deixar levar pelo desânimo, mas descobriu o seu potencial.Ele perdeu as duas mãos por causa da lepra, e passava grande parte do dia observando o pai trabalhar na oficina de entalhar madeira. Um dia, ele decidiu treinar ele mesmo, entalhar madeira com os pés e as partes dos braços que ainda não havia perdido na lepra.Ele descobriu o seu potencial, e suas obras mostraram que dentro daquele aleijadinho, como era chamado, estava um dos maiores artistas do mundo. Esculpiu 12 estátuas de tamanho natural dos profetas do antigo testamento.

Que é tido como um dos tesouros nacionais do país. Um homem mutilado fez história na nação. Já imaginou eu e você, quantas coisas já poderíamos ter realizado? Mas somos impedidos pelos traumas que preenchem a nossa mente. Fomos chamados para fazer a diferença, precisamos apenas assumir a nossa posição em Cristo Jesus.Nada pode deter o agir de Deus na sua vida. Este é o seu tempo de conquista, de dominar e reinar em Cristo Jesus. Nada, nem homens, podem te deter.É necessário, que você, como Deus, acredite no seu potencial. Você vai alcançar o melhor desta terra, pois o Senhor nos chamou para conquistar e dominar. Portanto, não permita mais que o inimigo te engane, te iluda, te fazendo pensar que você não vai muito longe.O Senhor te deu visão dupla, olhos de águia e você vai ser usado pelo Senhor pra mudar a sua história, a historia da sua nação e da igreja do Senhor Jesus. Portanto, marche, porque grande é a sua vitória.


Por: Pastora Janethi Menezes
Postar um comentário